sábado, 12 de setembro de 2015

Let's eat Ep4 - Patjuk.


Patjuk



Patjuk é uma comida coreana feita com feijão vermelha. Geralmente, na sopa de feijão vermelha, coloca-se a massa, arroz ou o bolo de farinha. No casa de colocar o bolo de farinha, de acordo com número de bolo de farinha, ganhamos a idade.

Patjuk também é uma comida principalmente que se come no inverno, especialmente que se come no dia de Donji. Então, o que é Donji?? O dia de Donji é um parte de 24 Jeolgi. Na Coreia ou na China, dividíam um ano para 24 partes com acordo com o movimento de Sol.

O costume de comer patjuk tem significado de orar para ter uma colheita boa. A comunidade coreana passada era uma comunidade de agricultura, por isso uma colheita boa é um assunto importante. O dia de Donji ´quando se comee Patjuk, é um dia em que a noite é mais longo, a partir desse dia, o dia começa a alongar. O dia a se prolongar significa que depois logo a agricultura se inicia. No dia de Donji, queríamos nos preparar para cultivar na primavera comendo Patjuk juntos.

Tradicionalmente, na crença coreana, a cor vermelha é uma cor que fantasma não gosta . Por isso, a cor de vermelha é considerada como possuir um poder misterioso de exorcizar o azar. Por isso, desde tempos antigos, os costumes de comer Patujuk tinham o significado de impedir uma epidemia, então antes de comer Patjuk, espalhava Patjuk na cozinha e em frente à porta e etc.

Enquanto estava escrevendo esse texto, eu procurei uma informação para explicar a origem do Patjuk. Eu não sabia muitos detalhes sobre Patjuk. Quando eu vi feijoada no Brasil pela primeira vez, eu achava que feijoada era parecida com Patjuk, porque a cor é parecida. Dependendo da pessoa que come Patjuk, coloca-se a açúcar ou sal. Pessoalmente, eu prefiro colocar açúcar no Patjuk. Hoje em dia, em casa, não é comum comer Patjuk por causa da dificuldade de cozinhar. Eu também não comia Patjuk há muito tempo...Mesmo que você visite a Coreia, não é fácil encontrar uma loja vendendo Patjuk, porque eu nunca ouvi dizer "Vamos comer Patjuk.."kk


(na Wikipedia e na Naver)

2 comentários: